Como funciona o nosso “Family Office”

Nosso modelo de “family office” não é uma reprodução do modelo americano.

Nos Estados Unidos, em geral “family offices” são escritórios de gestão patrimonial, contábil, jurídica e de investimentos que prestam serviços a famílias de alta renda. Subdividem-se em “single family offices” – aqueles estruturados para prestar serviços a uma única família ou grupo familiar – e “multi-family offices” – dedicados a mais de uma família ou grupo familiar.

No Brasil e no mundo, incontáveis negócios são geridos por empresas familiares. Muitas vezes, o conceito de “family office” afasta as famílias da procura por um serviço especializado dada sua conexão a um elevado custo que elas não poderiam em tese suportar. Essa é uma consequência da disseminação do modelo americano que, de fato, é dispendioso, dadas as características econômicas e de “compliance” daquele país. Mas isso não necessariamente é assim em outros países.

Por isso construímos um modelo de “multi-family office” adaptado à realidade do Brasil. Essa adaptação permite a um maior número de famílias o acesso a uma consultoria jurídica especializada, que embora não se dedique a prestar diretamente serviços financeiros e contábeis, dialoga com essas áreas em nome delas para assegurar-lhes o correto encaminhamento dos negócios, dos investimentos e do patrimônio.

Nesse sentido, a preparação da segunda geração é extremamente importante. Nosso trabalho de governança é direcionado aos herdeiros interessados a ingressar no negócio e também àqueles que resolvem trilhar o seu próprio caminho como profissionais liberais ou empreendedores. Cada qual terá seu próprio papel a desempenhar na família, na sociedade e no negócio, e o nosso objetivo é prepará-los do melhor modo possível para cada um desses papéis.

O principal ingrediente de uma relação profissional entre os membros de uma família e os profissionais que os assessoram é a “confiança”. Na medida em que o nosso modelo de “family office” se dedica ao planejamento orientado à preservação do patrimônio e à mitigação de riscos associado a estratégias societárias e tributárias para as pessoas físicas e jurídicas componentes do grupo familiar, adotamos o formato de escritório “butique” para a consecução desses objetivos, conceito que inclui confiança e os atributos que dela decorrem, ou sejam, confidencialidade, proximidade, qualidade e discrição.

Caso deseje ler este texto em inglês,clique aqui.